Foto: Rian Lacerda (Diário)
Santa Maria celebra nesta sexta-feira (15) o primeiro feriado municipal em homenagem à coroação de Nossa Senhora Medianeira como a Rainha do Povo Gaúcho. A data será marcada por uma missa por uma carreata que levará a imagem da padroeira pelas ruas da cidade, um ato que deve alterar o trânsito no final da manhã.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação alusiva à data começou na terça-feira (12) com um tríduo no Santuário Basílica da Medianeira. O título de rainha foi concedido pela Santa Sé em maio de 2024, em reconhecimento à proteção dada ao Rio Grande do Sul durante os eventos climáticos extremos registrados no Estado.
Novo feriado
A transformação do dia 15 de agosto em feriado foi oficializada pela Lei 6.936/2024, sancionada em 28 de agosto do ano passado. A nova data substituiu o antigo feriado de 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Santa Maria. A mudança foi necessária para adequar o calendário municipal à legislação federal, que limita o número para quatro feriados religiosos por cidade. A Arquidiocese de Santa Maria reforça, no entanto, que as homenagens à Imaculada Conceição, em dezembro, continuarão a ser realizadas.
Carreata altera o trânsito
A carreata com a imagem da Mãe Medianeira terá início às 11h, saindo da Basílica. Com um percurso de 17 quilômetros, a chegada está prevista para as 12h na Catedral Arquidiocesana, onde ocorrerá uma bênção aos fiéis.
A Superintendência de Trânsito, a Guarda Municipal e a Brigada Militar realizarão bloqueios momentâneos nas vias durante a passagem dos veículos. A orientação é que os motoristas busquem rotas alternativas e redobrem a atenção no horário do evento.

Percurso completo: A carreata sairá da Basílica da Medianeira, seguindo pela Av. Medianeira, Av. Dores, retorno na rótula do Idealista, à direita na Rua Euclides da Cunha, à esquerda na Rua Marechal Deodoro, à direita na Rua Sete de Setembro, à esquerda na Rua Castro Alves, à esquerda na Rua Anselmo Saldanha Zoch, à direita na Rua Dra. Maria Loureiro Ilha, segue pela Av. Oliveira Mesquita, à esquerda na Av. Borges de Medeiros, à direita na Rua Cel. Ernesto Beck, à esquerda na Av. Liberdade, à direita na Rua Venâncio Aires, à esquerda na Av. Maestro Roberto Barbosa Ribas, à esquerda na Av. Walter Jobim, segue pela Av. Presidente Vargas, à esquerda na Av. Borges de Medeiros, à direita na Rua Venâncio Aires, à esquerda na Rua Conde de Porto Alegre, à direita na Rua Silva Jardim, e à direita na Av. Rio Branco até a Catedral Arquidiocesana.